Estados Unidos

Califórnia aumenta punição para furto e crimes com drogas

Medidas mais severas buscam diminuir a criminalidade no estado.

Furtos à luz do dia são apontados como sinal da crescente crise de crimes no varejo. Foto: Freepik

Eleitores da Califórnia aprovaram a Proposition 36, que transforma o furto e crimes relacionados a drogas, como o tráfico de fentanil, em crimes graves novamente. A medida é uma resposta ao aumento de crimes no varejo e no tráfico de drogas no estado, com punições mais severas para infratores reincidentes. Muitos californianos expressaram frustração com as políticas anteriores, que, segundo eles, contribuíram para o aumento da criminalidade.

A Prop 36 estabelece que, se alguém cometer furto mais de duas vezes, o crime será considerado grave, independentemente do valor roubado. A proposta também aumenta as penas para traficantes de drogas, especialmente aqueles envolvidos com fentanil ou que transportam armas. Além disso, os juízes poderão oferecer tratamentos em vez de prisão para indivíduos com múltiplas acusações relacionadas a drogas.

Essa mudança revoga parte da Prop 47 de 2014, que havia reclassificado certos crimes não violentos, como furtos de até 950 dólares, para infrações. A nova medida surgiu em resposta à pressão crescente de moradores, que culpam as reformas no sistema de justiça criminal e os promotores mais progressistas pelo aumento da criminalidade e da falta de moradia em várias áreas da Califórnia.

Embora seja difícil quantificar o impacto dos crimes no varejo devido à falta de dados, muitos apontam vídeos de furtos em plena luz do dia como evidência de uma crise. A Prop 36 visa combater esse problema com medidas mais rígidas, buscando reduzir a criminalidade no estado.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version