Na manhã de segunda-feira, 28, caixas de coleta de votos, as “ballot boxes”, onde eleitores podem deixar suas cédulas antes do dia da eleição – foram incendiadas no Oregon e Washington. O FBI já está investigando o caso.
Em Vancouver, uma cidadezinha em Washington, centenas de cédulas foram queimadas depois que um dispositivo foi preso do lado de fora de uma dessas caixas. Em Portland, outro dispositivo incendiário foi colocado dentro de uma ballot box, mas só danificou três cédulas.
Segundo a polícia, os dois incidentes estão relacionados e lembram outra tentativa de incêndio numa caixa em Vancouver no começo de outubro. Autoridades locais já substituíram a caixa danificada e pediram aos eleitores que enviaram votos desde a última coleta, no sábado, que entrem em contato com o escritório de eleições.
Funcionário dos Correios na Flórida é preso por descartar cédulas eleitorais no mato
Em Orlando, um funcionário dos Correios foi preso por abandonar mais de mil correspondências, incluindo votos de eleição, em uma área de floresta. O caso foi descoberto após os colegas notarem que ele retornava cedo e ao verificarem o GPS do veículo, que indicava uma parada fora da rota. O suspeito, Ottis McCoy, está sendo acusado de roubo de correspondência, incluindo itens eleitorais. O caso também está sendo investigado em nível federal, destacando preocupações sobre a segurança dos materiais eleitorais no sistema de correio dos EUA.
Veja vídeo abaixo com uma caixa de coleta em chamas (Crédito: Katu2Abc/ On Your Side).