Presidente pede urgência na votação para impedir que crise se espalhe pela economia
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, pressionou o Congresso para aprovar o pacote contra a crise no mercado financeiro, em um pronunciamento na Casa Branca. “É preciso impedir que esta crise no sistema financeiro se espalhe pela economia”, disse o presidente, que ainda garantiu aos americanos que aprovar o gasto de US$ 700 bilhões dos cofres públicos com a compra de títulos podres ligados ao mercado imobiliário é ‘ a coisa certa a fazer’.
“Estou confiante que esse plano de resgate, junto com outras medidas tomadas pelo Departamento do Tesouro e pelo Federal Reserve, começará a restaurar a solidez e a estabilidade no sistema financeiro da América e na economia em geral”, completou Bush. Bush falou em meio ao nervosismo do mercado financeiro com as alterações imposta pelos parlamentares ao pacote. O texto agora contém uma série de salvaguardas ao contribuinte e mecanismos de controle e fiscalização sobre a maneira como o dinheiro será gasto, medida que foi elogiada pelo presidente
O Congresso americano chegou a um acordo bipartidário sobre o pacote. Republicanos e democratas incluíram uma série de medidas para proteger o contribuinte e outros mecanismos de fiscalização dos gastos do dinheiro usado no plano. Os dois candidatos à presidência, Barack Obama (Partido Democrata) e John McCain (Partido Republicano)manifestaram apoio à proposta.