Ex-presidente falou durante encontro sobre imigração e economia no Texas
O ex-presidente George W. Bush fez uma rara declaração em público na terça-feira (4), quando exortou os líderes da nação a cuidarem com “benevolência” da reforma do sistema imigratório americano.
Bush tem-se mantido discreto desde que deixou a presidência, quatro anos atrás, e falou rapidamente sobre a questão imigratória durante uma palestra no Federal Reserve Bank of Dallas, como parte de uma conferência sobre imigração e economia, no Texas.
“A América pode ser uma nação respeitadora da lei e uma sociedade acolhedora ao mesmo tempo”, disse Bush, de acordo com o Texas Tribune. “Enquanto a nação debate o melhor caminho a tomar para promover uma reforma imigratória, eu espero que isso seja feito com espírito benevolente e que seja levada em conta a contribuição dos imigrantes `para a nação`.”
“Não somente os imigrantes ajudam a desenvolver a economia, como também revigoram a nossa alma”, completou o ex-presidente.
Bush comentou que uma das maiores frustrações de seu governo foi o fracasso na tentativa de promover uma reforma imigratória. Em 2007, ele insistiu num projeto que traria uma via de legalização para os milhões de indocumentados no país. A tentativa terminou no Senado, onde ele não conseguiu apoio suficiente de seus próprios correligionários republicanos para considerarem a proposta.
O assunto voltou a ficar quente no Congresso depois do apoio de decisivo do voto latino para a reeleição de Obama.. Alguns líderes republicanos acham que o partido deve participar do debate se quiser mater-se em dia com as mudanças demográficas no país.