Para suprir a falta de professores, o Departamento de Educação do condado de Broward contratou 102 profissionais das Filipinas para o ano letivo que acabou de começar.
Os professores estrangeiros foram contratados com vistos J-1, que é voltado para integrantes de programas de intercâmbio. Eles têm permissão para ficar nos Estados Unidos por três anos e renovar o visto por mais dois anos.
Os profissionais estrangeiros tiveram que passar por uma certificação feita pelo departamento para serem elegíveis para a vaga.
“É uma experiência intensa e desafiadora”, disse Artie Marforie, que chegou do país asiático para dar aulas de Ciências. “Estamos nos adaptando à nova realidade e acredito que nas próximas semanas já estaremos acostumados”, comenta.
Há oito meses, o departamento contratou uma empresa para realizar a contratação de professores das Filipinas, já que a falta de mão-de-obra local se tornou um problema.
Mais de 600 pessoas aplicaram para as vagas e 102 foram selecionados. “A maioria tem experiência como professores em seu país de origem. Vai ser uma experiência rica para os nossos alunos, que terão a oportunidade de conhecer uma nova cultura”, afirma Susan Rockelman, responsável pelas contratações.
Os professores filipinos vão receber o mesmo valor que os americanos.