DA REDAÇÃO – É uma historia que começou há 20 anos. Em 1996, Miami via, de forma tímida, o nascimento de um festival dedicado a propagar a produção brasileira de cinema na cidade mais latina dos Estados Unidos. Duas décadas de sucesso de passaram e, hoje, o Brazilian Film Festival (o BRAFF) já é um dos acontecimentos culturais anuais mais tradicionais de Miami.
A edição 2016 chega com esse sabor de celebração, mas mantem os pilares que tornaram o BRAFF o sucesso que é: uma programação que contém filmes inéditos, de cineastas brasileiros relevantes, e com ativa participação do publico, que lota as exibições acontecendo em diferentes pontos de Miami, e ao fim do evento elege qual produção levará o premio Lente de Cristal de melhor filme do evento.
Neste ano, a curadoria do festival foi realizada por suas organizadoras, os nomes por trás da Circuito Inffinito de Festivais: Adriana Dutra, Claudia Dutra e Viviane Spinelli. O trio selecionou filmes que fizeram parte da Mostra Competitiva de Longas Metragens, da Mostra Diretoras Brasil, com foco no empoderamento da mulher dentro da indústria do cinema —um tema bastante voga em no Brasil e também no cinema americana, desde quando a atriz Patricia Arquette levantou a questão da disparidade de tratamento em relação à mulher em Hollywood, durante discurso no Oscar 2015.
Programação
Como é de praxe, o AcheiUSA, parceiro do evento, vai dedicar suas edições durante o BRAFF a destacar filmes que merecem a atenção do espectador durante cada semana da mostra. Na abertura, no dia 17 de setembro, por exemplo, será exibido o filme “Encantados”, de Tizuka Yamasaki. A produção —que tem Dira Paes, Thiago Martins, José Mayer e Leticia Sabatella no elenco— será projetada no New World Symphony Soundscape Park (500 17th St, Miami Beach, FL 33139), contando com a presença de Tizuka e também da personagem principal do filme, a pajé Zeneida, curandeira em quem a história é baseada. A entrada neste dia é gratuita.
A programação segue na Miami Beach Cinematheque (1130 Washington Ave, Miami Beach, FL 33139) entre os dias 18 e 20 de setembro, com a exibição dos filmes “Jonas”, de Lô Politi; “Marias”, de Joanna Mariani; e “Pequeno Dicionário Amoroso 2”, de Sandra Werneck e Mauro Farias. Ingressos a $11.
No dia 21 de setembro é a vez do Colony Theater (1040 Lincoln Rd, Miami Beach, FL 33139) abrir as portas para a Mostra Competitiva do BRAFF, recebendo produções inéditas, sucessos de público e crítica. Filmes como a comédia campeã de bilheteria “Um Namorado Para Minha Mulher”, que será apresentado pela atriz Ingrid Guimarães e pela diretora Julia Rezende, e os aguardados dramas “Chatô”, “Campo Grande” e “Mais Forte Que o Mundo – A História de José Aldo”, cinebiografia do lutador brasileiro de MMA. Ingressos a $10
Na noite de encerramento, em 24 de setembro, será anunciado o vencedor do prêmio “Lente de Cristal” (de melhor filme pelo público), seguido pela exibição do premiado filme “Nise: O Coração da Loucura”, com uma homenagem à atriz Glória Pires. Ingressos a $20.
Para mais informações, siga acompanhando a cobertura no AcheiUSA sobre o BRAFF 2016 e acesse o site do evento, em brazilianfilmfestival.com.
Serviço
BRAFF Miami 2016
• Noite de abertura: 17/09 – New World Symphony Soundscape Entrada gratuita • Mostra Paralela: 18/09 a 20/09 – Miami Beach Cinematheque Ingressos: $11 (geral), $5 (membro e estudante) e $9 (militar e senior) http://mbcinema.com
• Mostra Competitiva: 21/09 a 24/09 – Colony Theatre Ingressos: $10 (geral), $5 (membro e estudante) e $8 (militar e senior) http://colonytheatremiamibeach.com
• Noite de Encerramento, Premiação Lente de Cristal: 24/09 Colony Theatre @ 9pm. Ingressos $20 (geral) e $10 (membro, estudante, militar e senior) http://colonytheatremiamibeach.com
• Website Oficial: www.brazilianfilmfestival.com
• Informações Gerais: (305) 600-3347