Quem vê o profissional de fitness José de Oliveira, também conhecido como Netinho, não imagina que ele já chegou a pesar 274 libras, quase 125 quilos. A virada na história do braso-americano – filho dos fundadores do extinto Brazilian Paper, Marco Cesar de Oliveira e Tânia Azevedo, conhecidos da comunidade brasileira no Sul da Flórida – começou oito anos atrás, depois que Netinho tentou tirar a própria vida em um momento de desespero. “Até então, eu achava que seria obeso pra sempre e sofria muito bullying por isso”, conta.
Determinado a encontrar uma saída, Netinho perdeu 100 libras de gordura (42 kg) em 90 dias e nunca mais voltou a engordar. Para ensinar como atingir resultados semelhantes sem necessidade de pílulas, tratamentos ou cirurgias, atualmente Netinho ministra um curso semanal gratuito, toda segunda-feira, às 7:30pm, na Alliance Church, em Deerfield Beach. No encontro, ele compartilha informações que podem ser encontradas também em seu livro “Fat Loss Made Easy”, com tradução para o português (“É Fácil Perder Gordura”), à venda na Amazon.
“Com informações baseadas em pesquisas atuais e dicas práticas, compartilho estratégias comprovadas para alcançar objetivos de perda de gordura e melhorar a saúde de forma geral”, conta Netinho.
Segundo o especialista, a maneira como se mede a obesidade, através da pesagem em balança ou do uso do sistema de Índice de Massa Corporal (IMC), que tem mais de 200 anos, é fonte de equívocos. “O problema não é o excesso de peso, pois isso consiste em uma variedade de fatores como massa muscular, ossos, órgãos e água corporal. O grande vilão é o excesso de gordura, com os estudos mais recentes mostrando que, uma vez que o IMC é descartado e as medições de percentual de gordura corporal são introduzidas, as estatísticas em todo o mundo apresentam um quadro 50% pior do que o relatado”, comenta Netinho, chamando a atenção para os números: “Hoje, 42% da população dos EUA sofre de obesidade. Entre as crianças, são 25%”, diz.
Em seu 13º ano como profissional de fitness, Netinho já ajudou mais de 1 mil pessoas a perder significativa quantidade de gordura corporal. “O cliente médio deste plano de estilo de vida perde 30 libras (13 kg) de gordura em menos de 6 meses; em comparação com todos os outros métodos de gerenciamento de perda de peso, esses números são simplesmente sem precedentes”, afirma.
Para saber mais sobre o programa, que conta também com um grupo de apoio no WhatsApp, siga o perfil @fatlossmadeeasy no Instagram.