Ao menos dois brasileiros estão entre os imigrantes que foram presos por agentes do U.S. Border Patrol, após desembarcarem de um iate na praia de Fort Lauderdale na terça-feira (10). Segundo as autoridades, aos menos 25 pessoas estavam a bordo da embarcação que saiu das Bahamas.
Não está claro se algumas dessas pessoas escaparam ou se os números preliminares estavam errados, mas a Patrulha da Fronteira disse em comunicado divulgado no Twitter que encontrou nove pessoas do Haiti, duas do Brasil e um cidadão das Bahamas quando as autoridades chegaram. Eles foram levados sob custódia e devem ser colocados em processo de deportação.
Em 2016, um grupo de 12 brasileiros desapareceu no mar ao tentar entrar ilegalmente nos Estados Unidos pelas Bahamas. O caso nunca foi totalmente esclarecido e acredita-se que tenha ocorrido um naufrágio.
Nas últimas semanas, o sul da Flórida está enfrentando o maior fluxo de migração marítima da década, principalmente de Cuba e Haiti Neste final de semana, o navio de cruzeiro Liberty of the Sea que fazia o itinerário Bahamas-Fort Lauderdale, resgatou um grupo de cubanos à deriva no mar. Eles tentavam chegar a Flórida.