Os brasileiros residentes dos Estados Unidos podem solicitar o reconhecimento da cidadania italiana sem precisar sair do país. O CEO da Terra Nostra Cidadania, Vagner Cardoso, explica como funciona o processo por via judicial e como ele pode ser mais ágil e até econômico para a obtenção do passaporte italiano.
“Para os brasileiros que moram nos EUA, é mais simples do que parece solicitar o reconhecimento da cidadania italiana. Além de não precisar viajar para a Itália, o processo via judicial pode ser mais econômico, porque permite que vários requerentes entrem em um único processo. Ele fica pronto também mais rápido, em média de 12 a 30 meses, porque não necessita que o requerente aguarde as longas filas do consulado, é ajuizado no tribunal italiano competente e o requerente (ou a família) será representado por um advogado”, explica Cardoso.
O processo de reconhecimento da cidadania por via judicial é uma das formas de solicitar a cidadania italiana. As outras opções são por via administrativa – que podem ser realizados pelo italiano da região de residência do requerente ou diretamente na Itália – ou via Consulado, que costuma demorar mais – até mais de uma década – para ficar pronto.
Cerca de 15% da população brasileira tem ascendência italiana e pode solicitar o reconhecimento da cidadania, segundo a Embaixada da Itália no Brasil. Para saber se há ascendentes, já há serviços gratuitos de pesquisa genealógica, como o que é oferecido pela Terra Nostra. Depois de comprovada, o próximo passo é a providência da documentação necessária, que inclui a certidão italiana de nascimento (nascita) do Dante Causa, o casamento do Dante Causa (matrimonio), bem como as certidões brasileiras registradas em cartório, com tradução juramentada e apostiladas.
“É muito comum que a família não saiba a data e local de registro da documentação, nesses casos entramos com uma pesquisa genealógica para a localização. Também providenciamos toda a montagem da pasta, que inclui as emissões, traduções e apostilamentos dos documentos necessários”, enfatiza o CEO da Terra Nostra.
Um dos mais cobiçados do mundo, o passaporte italiano confere acesso a 194 países – inclusive os EUA – sem a necessidade de visto específico, livre circulação, liberdade de moradia, permissão para trabalho e estudo em todo o território da União Europeia, e direito de transmitir a cidadania aos descendentes. Outros detalhes: tncidadania.com.br
*Texto e foto enviados por Terra Nostra