Brasileiros com visto válido para os Estados Unidos ou que tenham tirado visto nos últimos dez anos para o Canadá, já podem entrar em terras canadenses sem a necessidade de uma nova permissão. A medida, que passou a valer a partir de 1º de maio, é uma antiga promessa do governo canadense aos brasileiros e deveria ter sido implementada em março de 2016.
De acordo com o embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone, facilitar as viagens fomenta um profundo entendimento e “cria oportunidades de fortalecer nossos laços vitais entre pessoas, negócios e turismo”.
A partir deste mês, quem for viajar a turismo, a negócios, para fazer um intercâmbio de até seis meses no país, ou for transitar por aeroportos canadenses, deve solicitar uma eTA (Eletronic Travel Authorization).
A autorização consiste em um formulário eletrônico com detalhes de sua viagem, e pode ser solicitada de forma online através do site do governo do Canadá, mediante o pagamento de uma taxa de emissão de 7 dólares canadenses. O documento é aprovado em minutos, e é pago apenas uma vez, podendo ser utilizado por até cinco anos ou até que o passaporte expire – se isto ocorrer antes.
Caso o turista não seja elegível a um eTA, queira estudar ou trabalhar no Canadá por mais de seis meses, ou dirija dos EUA para o Canadá, chegando por ônibus, trem ou barco – incluindo cruzeiros marítimos para o Alasca, ele deverá solicitar um visto. (Com informações do InfoMoney).