Eles saíram de Miami rumo ao Mount Rushmore só pelo prazer de dirigir suas motocicletas
Edson Lamardo, Angélica Couto e Joe Menezes
Joselina Reis
Nada consegue substituir a aventura de viajar sobre duas rodas para lugares inusitados. Esse é o tipo de turismo-aventura que o brasileiro Joe Menezes gosta de fazer e geralmente ele convida amigos para compartilhar as histórias. Na última viagem, realizada em julho deste ano, ele convidou Edson Lamardo e Angélica Couto para garantir boa conversa e excelente companhia em uma semana de estrada.
O trio saiu de Miami no dia 12 de julho e chegou ao seu destino, o Mount Rushmore (South Dakota), no dia 22 de julho. O local é mundialmente conhecido pelo memorial nacional em homenagem aos ex-presidentes americanos, George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt, e Abraham Lincoln. O rosto de cada ex-presidente foi esculpido em uma montanha e se tornou um dos ícones do turismo nos Estados Unidos.
Como o grupo não tinha pressa em chegar, os três foram parando de cidade em cidade ou visitando lugares à beira da estrada que não constam nos roteiros das grandes agências de turismo. Só para voltar eles decidiram usar a via aérea para retornar mais cedo ao trabalho.
“Foram três mil milhas de ida, não dava para voltar do mesmo modo”, lembra Menezes.
Dos dez dias sobre duas rodas, Joe Menezes, que vive há 30 anos nos Estados Unidos, lembra de vários detalhes e conta com todo o entusiasmo de um principiante. “A viagem foi maravilhosa. Rodamos muito em cada cidade e conhecemos lugares que a maioria das pessoas nunca ouviu falar”, conta Menezes que também incentiva futuros motociclistas a fazerem o mesmo. “Você vai conhecer lugares que nunca estarão na mídia”, garante.
Parada obrigatória para turistas
Joe afirma que não consegue tirar a viagem da memória e entre os vários lugares que conheceu ele cita a 1880 Old Town, uma atração turística em South Dakota, onde os turistas se sentem nos filmes de velho oeste americano. Os interessados podem até alugar as roupas de época e andar pela cidade cenográfica que lembra em todos os detalhes uma cidade do século 19, incluindo os “Salon”, cavalos e esporas. Isso sem falar das cavernas de Meramec.
Edson Lamardo, de 67 anos, amigo de Joe também garante que o prazer de dirigir sua moto por lugares novos não tem preço. “É um prazer”, revela muito entusiasmado com as mais de 600 fotos que tirou durante os 10 dias de viagem. Aposentado e morando nos Estados Unidos há mais de 30 anos, Edson aconselha os interessados em fazer aventuras como essa a ter três pré-requisitos. Primeiro “cuidar da manutenção da motocicleta, a sua companheira de viagem precisa estar 100% perfeita antes de começar a rodar; segundo “conhecer as regras de segurança de cada lugar onde você pretende passar e, por último, ter muita disposição.
Os viajantes tiveram que encarar a chuva na Flórida, muito calor, sol e clima variado nos estados da Geórgia, Alabama, Mississipi, Arkansa, Tennessee, Missouri, Kansas, Iowa e South Dakota. “Mas mesmo assim, tudo foi um presente de Deus. O povo americano foi muito receptivo”, lembra Joe. Bem diferente das lembranças que Edson tem de suas aventuras enquanto morava no Brasil. “Lá as estradas eram horríveis. Os motoristas não respeitam o motociclista na estrada. A segurança era nenhuma”, conta.