Cidadãos europeus tem maior facilidade para trabalhar, estudar ou até mesmo empreender nos EUA. Os brasileiros que possuem a cidadania italiana ganham benefícios, entre eles a possibilidade de se tornarem investidores no país.
Existem diversas opções de vistos possíveis para aplicação dos cidadãos italianos, para diferentes necessidades. Para quem é profissional especializado e pretende construir carreira em empresa americana, há o HB-1; para trabalhadores sazonais, o H2; para estagiários, o H3 e para executivos o L1-A. Para quem deseja se candidatar a vagas em instituições de ensino, existem o F1, F2 e o M, voltados para os estudantes, e há ainda o visto J, voltado para quem vai fazer intercâmbio.
Já um dos vistos mais solicitados pelos cidadãos italianos que pretendem fixar moradia nos EUA é o E-2, voltado para quem deseja investir em negócios no país e tem a intenção de desenvolver e dirigir uma empresa. Ele dá acesso aos direitos básicos americanos, como saúde, educação, moradia e trabalho, tanto para o requerente quanto para cônjuge e filhos e a família. “Os cidadãos europeus têm vantagens significativamente maiores, já que os Estados Unidos mantêm tratados de comércio com uma série de países, inclusive a Itália – mas não é o caso do Brasil. Entretanto, os brasileiros com dupla cidadania, como por exemplo, a italiana, ganham todos os benefícios”, explica o advogado e CEO da Terra Nostra Cidadania, Vagner Cardoso.
O primeiro passo, segundo Cardoso, para estar elegível e aproveitar as vantagens oferecidas aos cidadãos europeus é confirmar se há algum ascendente italiano para solicitar o reconhecimento da dupla-cidadania. O serviço de pesquisa genealógica, que busca detalhes tanto no Brasil quanto na Itália, é oferecido gratuitamente pela @tncidadania. “Geralmente encontramos familiares”, ressalta o advogado.
A empresa cuida de todos os detalhes para o reconhecimento da cidadania italiana sem a necessidade de o requerente sair dos Estados Unidos. O processo, que é por via judicial, permite que vários requerentes entrem em conjunto e fica pronto em média de 12 a 30 meses – com garantia de devolução de 100% dos honorários caso o reconhecimento seja negado. Quer saber mais? tncidadania.com.br
*Texto e foto enviados por Terra Nostra