Herbert Amaral, de 18 anos, já transplantou a primeira córnea. A segunda cirurgia deve acontecer em três meses
Joselina Reis
Herbert sofria com dores intensas e não podia fazer o transplante por falta de dinheiro. Há algumas meses ele deixou de frequentar a escola devido ao problema da visão. A família informou, na quarta-feira, que o estudante passa bem e foi liberado em poucas horas para se recuperar em casa.
Em dois ou três meses, Herbert deve voltar ao hospital para o transplante da córnea esquerda. Para tanto, ele precisa do dinheiro para as despesas da cirurgia. Família e amigos continuam a organizar eventos para arrecadar os recursos necessários, o próximo será uma feijoada na Academia Art & Body (4301 N. Federal Highway, Pompano Beach).
Como muitos brasileiros indocumentados, Herbert vive o drama de não ter plano de saúde, e por isso teve que esperar tanto para a cirurgia. O estudante descobriu há cinco anos que tem um problema congênito grave nas duas córneas e somente um transplante duplo poderia resolver seu problema. Em fevereiro deste ano ele começou a sofrer com dores constantes nos olhos e os médicos afirmaram que ele ficaria totamente cego em poucas semanas.
Para ajudar Herbert, a mãe e a irmã do brasileiro, Raissa, criaram uma conta em um website de ajuda mútua (www.gofundme.com/86emkg) e abriram uma conta no Bank of America (routing number 063100277 e número da conta 8980 1429 3390). O objetivo é arrecadar $30 mil, dinheiro suficiente para o transplante das duas córneas e mais alguns medicamentos.