Um brasileiro de 53 anos procurado no Brasil por homicídio foi preso na mais recente operação do U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) realizada em Newark, New Jersey. Cento e quinze imigrantes indocumentados foram detidos, desses, quatro são brasileiros.
Segundo o ICE, que não divulgou o nome do brasileiro, ele tinha um mandado de prisão no Brasil por ter matado uma pessoa e será deportado para cumprir a pena, assim que forem realizados os trâmites legais para sua remoção do País.
“O foco da nossa operação foi prender criminosos ilegais no País, que ameaçam a segurança da nossa comunidade. Podemos comemorar que temos 115 criminosos a menos nas ruas”, disse Ruben Perez, diretor do ICE em Newark.
O ICE deixa claro que, os locais onde a polícia não colaboram com a imigração, são os locais onde mais operações são realizadas. “Qualquer jurisdição local que se refusa a cooperar com o ICE vai resultar no aumento do número de operações nesses locais. Não temos outra escolha, a não ser prender esses indivíduos, que são soltos pelas autoridades locais”, reforça o ICE em comunicado se referindo às cidades-santuário, que protegem imigrantes indocumentados, como é o caso de Newark.
Entre os crimes cometidos por esses imigrantes detidos estão: homicídio, crimes sexuais, pedofilia, extorsão, DUI, violência doméstica, posse de armas, assalto, entre outros.
Além dos brasileiros presos, o ICE prendeu imigrantes da Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Índia, Jamaica, México, Nigéria, Panamá, Peru, Filipinas, Polônia, Espanha, Reino Unido e Venezuela.