Roger Mello levou o prestigiado Hans Christians Adersen como melhor ilustrador
O prêmio consagrou Mello como o primeiro latino-americano vencedor do HCA, considerado o “Nobel” da Literatura Infantil e Juvenil e concedido pela International Board on Books for Young People. Entre os autores, a vencedora foi a escritora japonesa Nahoko Uehashi.
O prêmio Hans Christian Andersen Award é oferecido a cada dois anos. Os vencedores irão receber os prêmios durante o 34º IBBY Congress (Congresso Internacioal de Livros para Jovens), a ser realizado na Cidade do México, em setembro.
Brasil
Pela segunda vez, o Brasil é o país homenageado na Feira do Livro Infantil de Bolonha, único evento internacional do setor com foco em livros de ficção e informativos para crianças. Em sua 51ª edição, a feira, que aconteceu entre 24 e 27 de março, exibiu no grande hall de entrada a exposição “Brasil: Incontáveis Linhas, Incontáveis Histórias”, apresentando um panorama contemporâneo da arte de ilustradores no país. Foram ao todo, 63 obras de 55 autores ativos no mercado editorial brasileiro e um espaço especial com uma homenagem a Ziraldo.
Essa é a terceira vez que Mello chega a reta final do prêmio, mas a primeira vez que leva o primeiro lugar. Ele foi indicado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – seção brasileira do IBBY – que desde 1970 seleciona autores e ilustradores brasileiros para concorrer ao prêmio. Com ele, concorreram outros cinco ilustradores: Rotraut Susanne Berner, da Alemanha; John Burningham, do Reino Unido, Eva Lindström, da Suécia; François Place, da França; Øyvind Torseter, da Noruega.