O desenvolvedor brasileiro Erick Wendel, de 27 anos, registrou seu nome na história da tecnologia mundial ao detectar e solucionar um erro de código que afetava os sistemas da NASA e de grandes empresas globais como Facebook, Amazon, Netflix e Google.
Reconhecido como Google Developer Expert e premiado no Microsoft Most Valuable Professional Awards, em 2022, ele recebeu também o GitHub Star, um dos mais importantes reconhecimentos em software do mundo, sendo o segundo profissional em todo o globo a manter três dos maiores prêmios de tecnologia simultaneamente.
No ano passado, Erick resolveu um problema dentro do Node.js, um tempo de execução JavaScript de código aberto que afetava a tecnologia preferida de milhões de desenvolvedores, usada por empresas globais como Uber, Yahoo, LinkedIn, eBay e até a NASA.
“Foi uma sensação única poder escrever meu nome na história de uma das ferramentas mais utilizadas da internet em todo o mundo e impactar tantas pessoas direta e indiretamente”, declarou o brasileiro em entrevista ao New York Weekly. “Empresas como Facebook, Google, Netflix, Amazon e outras já estão se beneficiando de minhas correções em seus projetos, e é incrível estar no seleto grupo de pessoas que contribuíram para algo tão grandioso e impactante para o nosso mundo moderno”, disse o especialista.
Nascido na capital paulista, Erick tem origem humilde e começou sua carreira formatando computadores para ganhar dinheiro. Hoje, o brasileiro é o programador mais prestigiado no mundo e, só esse ano, foi convidado para palestrar em mais de 10 países.