A enorme caçada ao assassino brasileiro condenado que escapou de uma prisão na Pennsylvania, chega ao seu 12º dia na segunda-feira (11). Segundo a polícia, Danilo Cavalcante, 34, ultrapassou um perímetro policial no fim de semana, roubou uma van, mudou de aparência e tentou entrar em contato com antigos conhecidos.
A busca pelo brasileiro mudou drasticamente no fim de semana depois que ele foi localizado a mais de 20 milhas de onde a polícia suspeitava que ele estivesse escondido – sinalizando que de alguma forma Danilo passou pelas centenas de policiais que procuravam ele nas redondezas de Longwood Gardens, cerca de 35 milhas a oeste da Philadelphia, onde foi avistado diversas vezes nos últimos dias.
Danilo roubou na noite de sábado (9) uma van Ford Transit 2020 a cerca de três quartos de milha do perímetro de busca e viajou para a casa de um conhecido que ele não via há anos, em East Pikeland Township, disse o tenente-coronel George Bivens da Polícia Estadual da Pennsylvania, em uma coletiva de imprensa no domingo (10). Ele conversou com o conhecido pela câmera da campainha Ring – que capturou seu novo visual sem barba – mas a pessoa não estava em casa e não respondeu a chamada de Danilo, disse Bivens.
O criminoso, condenado à prisão perpétua pelo homicídio em primeiro grau da brasileira Deborah Brandão , tentou entrar em contato com outro conhecido próximo, na região de Phoenixville. Essa pessoa também não estava em casa, mas a polícia foi chamada depois que uma moradora viu o fugitivo, segundo Bivens. “Ele está desesperado em busca de apoio”, disse o tenente.
Danilo fugiu da prisão do condado de Chester em 31 de agosto “caminhando como um caranguejo” entre duas paredes, escalando uma cerca e atravessando um muro de arame farpado. Sua fuga capturada em vídeo deixou a comunidade da região nervosa e fechou escolas.
Até o momento, todos os avistamentos relatados de Danilo ocorreram no condado de Chester, onde fica o presídio. Bivens disse que a polícia não acredita que ele tenha deixado o estado na manhã de domingo, mas as autoridades em todo o país estão sendo informadas sobre a caçada ao brasileiro assassino.
Enquanto isso, a busca por Danilo agora se transferiu para o local onde a van foi encontrada, declararam as autoridades.
A van que a polícia acredita que Danilo roubou e usou para se locomover foi encontrada abandonada em um campo atrás de um celeiro em East Nantmeal Township – mais a oeste de seus últimos destinos conhecidos. A polícia acredita que o carro foi deixado lá no domingo, aparentemente depois de ficar sem gasolina.
As autoridades acreditam que o veículo foi levado perto de Longwood Gardens e seus proprietários não perceberam que ele havia sido roubado. As chaves foram deixadas lá dentro, segundo Bivens.
“Obviamente, estamos muito preocupados com o fato de Cavalcante ter tentado ou tentar roubar outro veículo para facilitar sua fuga”, disse Bivens. “Este incidente mais recente é um lembrete de que ele aproveitará qualquer oportunidade para obter os itens de que precisa.”
Bivens pediu aos membros da comunidade que se familiarizassem com as últimas fotos de Danilo, onde ele aparece de blusa verde e capuz, verificassem as imagens de vigilância e protegessem suas casas e veículos.
Bivens disse que não está claro como Danilo conseguiu passar por um perímetro de busca ao redor do jardim botânico, mas observou que os policiais enfrentaram problemas com a área porque havia túneis subterrâneos, valas de drenagem muito grandes e outras áreas que não podem ser protegidas. “Nenhum perímetro é 100% seguro – nunca”, disse Bivens, que lidera a pesquisa.
Proteção para a Família da Vítima
Danilo fugiu cerca de duas semanas depois de ser condenado por homicídio em primeiro grau pelo assassinato de sua ex-namorada, a também brasileira Deborah Brandão, 33, em 2021, no condado de Chester. As autoridades disseram que Danilo esfaqueou Deborah 38 vezes na frente de seus dois filhos pequenos, que agora estão sob os cuidados de sua irmã.
Danilo também é procurado em um caso de homicídio de 2017 no Brasil, disse um funcionário do US Marshals Service.
A família da vítima “está apavorada” após a fuga de Danilo e se barricou dentro de sua casa, disse a promotora distrital do condado de Chester, Deborah Ryan, na semana passada. A família tem proteção policial 24 horas por dia, segundo Ryan. “A família da vítima permanece sob proteção e garantimos que estarão totalmente protegidos durante tudo isso”, disse Bivens no domingo.
*com informações da CNN