Histórico

Brasileiro faz show stand-up e grava primeiro DVD de piadas

Eric da Silva faz uma sátira inteligente das particularidades do imigrante brasileiro na América

Joselina Reis

A imigração virou piada, pelo menos para o brasileiro Eric da Silva, de 33 anos, que se apresenta no Fillmore Theater em Miami no dia 16 de novembro às 8:30pm. No seu show, o comediante que já tem 12 anos de carreira, vai gravar seu primeiro DVD. “Está sendo uma conquista”, diz ele que começou a carreira vencendo um desafio em sala de aula quando ainda era criança.

Na época, de tanto perturbar as aulas de uma professora fazendo os amigos rirem de suas piadas, ela lançou o desafio para o pequeno brasileiro morador em Miami. “Ela disse se eu fizesse a sala inteira rir ela me daria nota 10; se os alunos não rissem, eu levaria um zero”, lembra o mineiro que venceu o desafio imposto pela professora, mas não levou a nota.

Desde então, Eric passou a investir na arte de fazer outros rirem, mas o talento não era visto como profissão e ele acabou entrando no ramo bancário e se mudando para NY. Aos poucos ele foi ganhando espaço na comédia tipo stand-up, onde domina o palco sozinho e usa as situações do dia-a-dia para fazer o público rir. O que era um show por mês, começou a ter agenda mais apertada e há dez anos largou a mesa de escritório e vive exclusivamente de seus shows. O primeiro CD foi lançado em 2012 e durante a apresentação no Fillmore em Miami ele grava seu primeiro DVD – Not a Beautiful Mind – com previsão de lançamento em março de 2014.

Nesses mais de dez anos de carreira, Eric da Silva garante que descobriu seu estilo no palco: fazer das situações enfrentadas pelos imigrantes um motivo de piada. “Eu gosto dos momentos mais desconfortantes”, lembra ele, cujas apresentações já receberam dos críticos americanos o título de “It is not ofensive, it is adorable ofensive!”.

Entre os assuntos principais que mais provocam sua curiosidade na cultura brasileira, estão o biquini fio dental, o uso da cana de açúcar na elaboração do etanol e o fato de que o Brasil é um dos poucos países no mundo que nunca precisou provocar uma guerra para conseguir sua independência. “Isto é hilário”, conta.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version