O brasileiro Flávio Alexandre Alves, também conhecido como “Ronaldo”, foi preso na quarta-feira (26), na cidade de Worcester, no estado de Massachusetts, acusado de trazer imigrantes de forma ilegal para os Estados Unidos. Outras quatro pessoas foram detidas por tráfico de pessoas e violações às leis de imigração nas cidades de Pittsburgh, Harrisburg e na Pensilvânia.
Segundo o Departamento de Justiça, Alves já havia sido condenado por contrabando de pessoas e deportado, mas retornou ilegalmente ao país. A expectativa é que ele passe por uma audiência de custódia na sexta-feira (28). A pena por trazer ou transportar estrangeiros ilegalmente para o país pode chegar a 10 anos de prisão, três anos de liberdade condicional e multa de até $ 250 mil.
De acordo com a investigação, o brasileiro teria cobrado para levar estrangeiros ao México e, posteriormente, possibilitado a entrada ilegal deles nos Estados Unidos. Ele também é acusado de comprar mais de 100 passagens aéreas de voos domésticos nos Estados Unidos entre maio de 2021 e agosto de 2022, que foram entregues a imigrantes indocumentados.
Há ainda suspeitas de que Alves tenha transferido dinheiro dos Estados Unidos para contrabandistas localizados no México, como pagamento de despesas associadas ao esquema.