A Unidade de Execução e Remoção de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ERO – Enforcement and Removal Operations) prendeu o brasileiro Alexandre Romão de Oliveira, de 41 anos. Ele responde no Brasil pelo crime de violência sexual contra um menor de idade e é foragido da Justiça. A prisão ocorreu no dia 18 de novembro, em Methuen, Massachusetts.
Oliveira foi condenado em fevereiro de 2022 pelo Tribunal Criminal de 1ª Instância de Jaru, em Rondônia a 14 anos de prisão pelo estupro de uma criança, mas fugiu do país para não cumprir a pena.
Em 16 de abril do mesmo ano ele entrou nos Estados Unidos pelo Novo México e, sem ter a admissão dos oficiais da imigração, recebeu um aviso de comparecimento a um juiz do escritório executivo de Revisão de Imigração do Departamento de Justiça e foi ele foi liberado da custódia do Departamento de Segurança Interna.
A diretora interina do escritório da ERO em Boston, Patricia H. Hyde, ressaltou que a melhoria da segurança pública é resultado do trabalho conjunto de vários departamentos que trabalham para a aplicação da lei.