Um brasileiro residente da Flórida foi condenado na última sexta-feira (26) em um tribunal federal a 48 meses de prisão por seu papel na lavagem de recursos de fraudes contra cidadãos e empresas americanas para co-conspiradores localizados na Nigéria. De acordo com documentos judiciais, Niselio Barros Garcia Jr., 50, de Winter Garden, fazia parte de uma rede de indivíduos que lavavam recursos provenientes de fraudes de golpes românticos, além de comprometimento de e-mails comerciais e outros esquemas fraudulentos.
Segundo as autoridades, Garcia forneceu contas bancárias aos seus co-conspiradores com o propósito de receber receitas das fraudes. Depois de receber os rendimentos, Garcia usou uma bolsa de criptomoedas para ocultar e transferir os fundos em Bitcoin para co-conspiradores na Nigéria. De acordo com o acordo de confissão de Garcia, ele lavou pessoalmente mais de $ 2.3 milhões de dinheiro proveniente de fraude. Como parte de sua sentença, Garcia foi condenado a devolver $ 464.923,91 em receitas que recebeu do crime. Quatro réus adicionais foram acusados neste esquema, mas permanecem foragidos.
Os golpes românticos e sua complexidade têm crescido nos últimos anos. O crime envolve fraudadores que criam personas online falsas para ganhar a confiança e o afeto das vítimas, levando à exploração financeira. Estes esquemas não só causam perdas financeiras significativas, mas também têm um impacto profundo na vida das vítimas.
Vítimas americanas perderam mais de $1 bilhão para criminosos no exterior em 2023, de acordo com uma investigação conduzida pela CBS News. As autoridades disseram que os números provavelmente são muito maiores porque muitos desses crimes não são denunciados. Algumas autoridades disseram que os golpes também podem estar ultrapassando a capacidade da aplicação da lei de intervir.
Denúncias de fraude podem ser relatadas à Federal Trade Commission clicando através do site https://reportfraud.ftc.gov/.
Fonte: Justice.gov