DA REDAÇÃO, COM ORLANDO SENTINEL – O ex-funcionário da Disney Cruise Line, Renan Dias da Rocha Gomes, está sendo acusado de desviar $275 mil em recursos do navio onde trabalhava. Ele teria usado o dinheiro, também, para levar a família para a Disney World.
Agentes federais detiveram o brasileiro a bordo do Disney Wonder, depois que o navio atracou na costa de San Diego, Califórnia, depois de um cruzeiro até o México.
Após ser informado sobre os seus direitos, Gomes teria confessado o crime, afirmaram os promotores. De acordo com os registros, de outubro de 2015 até sexta, dia 27 de outubro, o brasileiro trabalhou na área de merchandising, atuando na loja que vendia produtos da marca, a bordo do navio.
Gomes, supostamente, executou o esquema, obtendo o dinheiro de forma fraudulenta, através do sistema de pagamento VeriFone (máquinas de cartão).
De acordo com uma denúncia criminal, Gomes faturou aproximadamente $275 mil oriundo de uma conta bancária da Disney. Ele carregou o valor em “gifts cards” da Disney enquanto trabalhava nas lojas a bordo da Disney Wonder.
Os registros do tribunal revelam que, de 23 de abril a 7 de maio, Gomes gastou cerca de $35.000 dos fundos desviados para seu próprio benefício, levando sua família às férias na Disney World. Desse total, $26.400 foram gastos em comida, bebidas e nos parques e outros $8.7 mil em hospedagem.
“Gomes admitiu que ele começou desviando $40 e percebeu que nada aconteceu com ele. Ele, então, carregou diversos gift cards com $1 mil enquanto trabalhava no navio”, afirmou o FBI.
Ele permanece sob custódia federal no Metropolitan Correctional Center, em San Diego, enquanto aguarda uma audiência.