Mateus Costa Ribeiro passou no vestibular da Universidade de Brasília (UnB) quando tinha 14 anos. Aos 18, foi aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ficou famoso por se tornar o advogado mais jovem a realizar uma sustentação oral no Supremo Tribunal Federal (STF).
Em seguida, mudou-se para os EUA e concluiu um mestrado na Universidade de Harvard.
Na próxima quinta-feira (15), ele aumentará a lista de realizações precoces e se tornará a pessoa mais jovens nas últimas décadas a ser admitido no New York State Bar Association.
“É uma felicidade indescritível ter sido aprovado no BAR de Nova York — o exame que permite advogar nos EUA, igual nossa OAB. Por acaso, fui o único menor de idade a passar, já que a idade civil é 21 lá. Espero estar à altura do desafio de ser o mais jovem advogado atuando em NY”, escreveu o brasileiro em uma publicação nas redes sociais.
A trajetória do jovem foi destaque no Wall Street Journal que relatou o caminho trilhado pelo brasileiro como “surpreendente até para os magistrados mais experientes”.
“Geralmente incentiva-se os alunos a começarem mais tarde, quando eles têm não apenas conhecimento, mas também maturidade para uma carreira que pode envolver processos multimilionários e alterar o curso da vida das pessoas”, destacou o jornal.
O jovem relatou que pretende atuar para ajudar a economia do Brasil, facilitando a conexão com as empresas e o mercado financeiro de New York. “Empresas que estão se financiando para crescer, contratar pessoas. Sinto esse chamado, de ser essa ponte “, conta.