Adinan de Souza Fontoura, um brasileiro de 42 anos, foi deportado dos Estados Unidos para o Brasil no dia 26 de julho. Fontoura foi capturado pela Patrulha de Fronteira em 11 de setembro de 2021, após ingressar ilegalmente no país perto de San Ysidro, Califórnia. Ele recebeu uma notificação para comparecer perante um juiz de imigração do Departamento de Justiça e foi liberado sob um termo de reconhecimento.
No Brasil, Fontoura foi condenado em 24 de outubro de 2022 por roubo agravado e sequestro de veículo armado, recebendo uma sentença de cinco anos e quatro meses de prisão. Posteriormente, foi emitido um mandado de prisão por não ter cumprido a pena. Os oficiais de deportação do ERO Boston identificaram e prenderam o fugitivo brasileiro em 30 de maio, em Quincy. Em 9 de julho, um juiz de imigração ordenou sua remoção dos Estados Unidos.
Todd M. Lyons, diretor do ERO Boston, afirmou: “Adinan de Souza Fontoura foi condenado por sequestro de veículo armado no Brasil e fugiu para os Estados Unidos para evitar uma sentença de prisão. Ele demonstrou tendência a cometer ações violentas e representava uma ameaça para os residentes de Massachusetts. Agora, ele retornará ao seu país de origem para enfrentar a justiça lá. O ERO Boston continuará a priorizar a segurança pública ao prender e remover infratores estrangeiros graves das nossas comunidades de New England.”