O ICE, por meio das Operações de Execução e Remoção (ERO) de Boston, informou a deportação de um fugitivo brasileiro presente ilegalmente nos Estados Unidos. As autoridades brasileiras buscavam a custódia de Francisco Xavier Martins, 43 anos, desde março de 2019. Segundo os oficiais de imigração, ele foi preso em 5 de dezembro de 2023, em Malden, Massachusetts.
Desde março de 2019, um tribunal criminal da cidade de Resplendor, no estado de Minas Gerais, procurava o fugitivo para cumprir pena de oito anos de prisão por estupro qualificado. Depois que o ERO Boston confirmou a possível presença de Martins em sua área de responsabilidade, os policiais da Unidade de Apreensão de Fugitivos localizaram e prenderam o brasileiro sem incidentes. Martins permaneceu sob custódia do Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) durante o processo de remoção e foi levado ao Brasil em um voo de deportação em 26 de janeiro.
Conforme informações do ICE, o brasileiro entrou ilegalmente no país, em Hidalgo, Texas, em maio de 2018. Ele foi detido, recebeu um aviso para comparecer a uma futura audiência de imigração e foi colocado em processo de deportação pela Patrulha de Fronteira dos EUA. Posteriormente, ele recebeu liberdade sob fiança por um juiz de imigração em junho de 2018.