DA REDAÇÃO – Uma mulher de 66 anos, cuja identidade não foi divulgada, recebeu o coração do técnico alemão Stefan Henze, morto em um acidente de carro no Rio de Janeiro na última segunda-feira (15). A cirurgia ocorreu na terça-feira (16), no Instituto Nacional de Cardiologia (INC), na zona sul da cidade do Rio, e a paciente tem um quadro de saúde estável.
De acordo com o Programa Estadual de Transplantes, depois da morte encefálica do alemão, a família autorizou a doação de seus órgãos. Além do coração, foram captados os rins e o fígado de Henze, entretanto o destino destes órgãos não foi informado.
Medalhista de prata em Atenas (2004), Stefan Henze tinha 35 anos e veio ao Brasil para participar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro como técnico da equipe de canoagem slalom. Na semana passada, o táxi em que Henze estava sofreu um acidente na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, deixando ele e outro membro da comissão técnica alemã, Christian Käding, feridos. Käding teve apenas ferimentos leves e foi liberado do hospital no mesmo dia. Já Henze ficou internado três dias no Hospital Miguel Couto e teve morte cerebral.