Amigos da mineira Tatiara Pinho, de 32 anos, mais conhecida como Yara, estão se mobilizando para juntar dinheiro para libertar a brasileira presa pelo U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE), que teria sido alvo de denúncia.
Na manhã de quarta-feira (17), Yara e uma amiga foram abordadas por agentes do ICE a caminho do trabalho. No momento da prisão, a mulher que estava com ela foi liberada. Ao chegar ao Centro de Detenções, ela foi informada que a prisão ocorreu em decorrência de uma denúncia feita contra ela.
Yara chegou aos EUA há 14 anos e entrou no país através da fronteira com o México. No momento da travessia ela foi detida por agentes da Patrulha de Fronteira e havia uma carta de deportação pendente contra ela.
Yara casou-se há oito anos com um brasileiro naturalizado cidadão americano e o casal tem dois filhos, um menino de 6 anos e uma menina de 3 anos. Os dois estariam se separando de forma não amigável.
“Nossa comunidade de Lowell se encontra muito abalada por um acontecimento recente. A Yara é uma mulher forte, trabalhadora, mãe de lindas crianças e esposa, sempre amável com familiares e amigos. Mas, infelizmente, por um ato de covardia humana, Yara foi denunciada à Imigração e se encontra separada dos filhos e família. Para ajudar Yara, sua comunidade e irmãos da igreja estão organizando uma feijoada para custear advogados e processos legais para que ela um dia possa se encontrar livre. Sabendo que os custos são altos, estamos abrindo essa página para dar a oportunidade para aqueles que queiram nos ajudar. Para aqueles que não têm condições para ajudar, sintam-se livres para compartilhar esse link, qualquer e toda ajuda já vale a pena. Deus abençoe”, postou Gisele Couto, de Lowell (MA), no GoFundMe.com. (Com informações do blog Mundo Yes).