Uma brasileira da cidade de Conselheiro Pena, em Minas Gerais, que se mudou para os Estados Unidos aos 12 anos e aos 16 anos decidiu ficar sozinha no país quando sua mãe retornou ao Brasil, assumirá em janeiro, pela segunda vez, o cargo de deputada estadual em Massachusetts.
Rita Mendes iniciou sua trajetória política em 2022, quando foi eleita deputada estadual com o apoio da comunidade brasileira e do município de Brockton, onde atuou como vereadora.
Formada em Ciências Políticas pelo Massasoit Community College e pela UMass Dartmouth, a advogada especializada em imigração trabalha pela inclusão e defesa dos direitos dos imigrantes e pelo fortalecimento das famílias. Para isso, tem transformado a educação no estado e ampliado as oportunidades para os jovens.
Em seu primeiro mandato, a brasileira consegui a aprovação da lei que garante acesso gratuito às faculdades comunitárias de dois anos aos estudantes de escolas públicas e privadas do estado. A medida foi um marco em Massachusetts e permite que milhares de jovens ingressem em programas profissionalizantes ou transfiram os créditos para faculdades de quatro anos, reduzindo significativamente os custos.
Outra iniciativa que teve a participação da deputada assegura aos imigrantes, independentemente de sua documentação, o direito a pagar o mesmo valor de mensalidade que os residentes americanos em instituições de ensino superior.
Rita disse ao Brazilian Times que acredita no investimento em educação como mecanismo para oferecer oportunidades reais de crescimento e sucesso para os jovens, bem como na formação de futuras lideranças. Para 2025 seu desafio é ampliar oportunidades de formação profissional para jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho em áreas como eletricidade, enfermagem e construção civil.