Camile Araújo venceu o concurso realizado no primeiro fim de semana em abril
Camile com a faixa e a coroa de Miss Cadeirante 2013
Joselina Reis
“Nunca imaginei ser miss, nem quando andava”, a frase da brasileira Camile Araújo, de 37 anos, marca a surpresa com que ela recebeu a coroa de Miss Cadeirante Flórida 2013 (Miss Wheelchair Florida 2013 nome em inglês). O evento aconteceu em Saint Petersburg (FL) entre os dias cinco e sete de abril. Nove concorrentes disputaram a faixa e o direito de representar o estado no Miss Wheelchair USA a ser realizado no Texas em julho deste ano.
Até lá, Camile, que era policial no condado de Miami Dade e há seis anos sofreu um acidente de trânsito com o carro da corporação que dirigia e ficou paraplégica, deve (como toda miss) fazer aparições publicas em todo o Estado representando o concurso. No entanto, ao contrário dos concursos convencionais de miss, Camile tem uma bandeira específica para levantar, a dos direitos das pessoas com deficiência física.
O primeiro evento da agenda da Miss Camile será o Disability Expo 2013 & Family Information Fórum que acontece no Miami-Dade County Fair & Expo (10901 Southwest 24th Street, Miami). A entrada para o evento é franca. O evento vai mostrar as últimas novidades em acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.
O Miss Cadeirante Flórida 2013 é realizado anualmente desde 1972, mas é a primeira vez que uma brasileira leva a tiara e coroa. A organização do evento também comemorou o número de participantes, nove. Em anos anteriores a divulgação e as inscrições não eram tão grandes como agora. Durante sua participação em eventos, Camile também deve explicar como o concurso acontece e tentar sensibilizar o público para ajudar com patrocínio e tentar convencer outras cadeirantes a participar.
Miss Camile
Aliás esse apoio, segundo ela, tem sido fundamental para que a cadeira não torne um limite na sua vida. Desde que ficou paraplégica, Camile não tem parado para se lamentar e continua trabalhando dando palestras orientando outras pessoas a como vencer obstáculos e seguir em frente.
A brasileira, que já participou de vários treinamentos, inclusive na Europa, prepara agora sua participação em um segundo livro de auto-ajuda. Para saber mais sobre a trajetória de Camile, comprar seu livro, e ou colaborar na campanha para levá-la ao Miss Wheelchair USA no Texas é só acessar o website www.camilearaujo.com. A miss brasileira precisa de $ 1.890 e as passagens para viajar em julho e representar o Estado no evento.