Uma brasileira de 36 anos foi morta pela polícia em Lisboa, em Portugal, na madrugada de quarta-feira (15). Ivanice Carvalho da Costa foi baleada depois que o carro em que estava desobedeceu um sinal de parada da polícia e foi confundido com o de assaltantes.
A polícia de Lisboa divulgou nota sobre o caso. De acordo com informações divulgadas na imprensa portuguesa, Ivanice Costa foi baleada no pescoço e morreu ainda antes de chegar ao hospital. O carro em que ela estava, um Renault Megane preto, foi atingido por mais de 20 tiros.
A polícia deu ordem de parada para o motorista do Renault Megane preto em que estava Ivanice, que seguia para a loja de departamento onde ela trabalhava no aeroporto de Lisboa. Em um comunicado, a polícia afirmou que o carro “aparentava corresponder às características do veículo suspeito”. O condutor era o companheiro de Ivanice, que dirigia sem habilitação e sem seguro obrigatório do carro.
Segundo o Comando Metropolitano de Lisboa, o motorista jogou o carro na direção dos policiais, que reagiram atirando. Segundo o “Diário de Notícias”, o veículo foi atingido por cerca de 20 disparos.
O carro teria ainda ultrapassado uma segunda barreira policial, e foi parado pouco tempo depois. O companheiro de Ivanice foi preso. Nenhum dos assaltantes do caixa eletrônico foi detido no cerco.
Em nota oficial divulgada nesta quinta-feira (16), a Polícia de Segurança Oficial (PSP) afirmou que os policiais estavam à procura de assaltantes que haviam furtado um caixa eletrônico em Almada, na região de Lisboa e o carro em que estava Ivanice Costa “aparentava corresponder às características da viatura suspeita”. Ainda segundo a corporação, o “condutor desobedeceu à ordem de paragem”. Ele está detido por “condução sem habilitação legal”, “desobediência ao sinal de paragem” e “condução perigosa”.