Os restaurantes A Casa do Porco, em São Paulo, e Oteque, no Rio de Janeiro, são os representantes brasileiros na lista atual dos 50 melhores restaurantes do mundo. O resultado faz parte do ranking “The World’s 50 Best Restaurants 2024”, anunciado na noite desta quarta-feira (5) em cerimônia em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Comandado por Janaína Torres, eleita a Melhor Chef do mundo em 2024, e por Jefferson Rueda, A Casa do Porco aparece no 27º lugar, apresentando uma queda de 15 posições no ranking desde o ano passado, quando emplacou o 12º lugar. Situada no centro da capital paulista, a casa serve uma cozinha caipira onde a carne de porco é a protagonista. Representada de diversas formas e texturas, nenhuma parte do animal é desperdiçada, do focinho ao rabo.
Já o Oteque, do chef Alberto Landgraf, aparece na 37ª posição na lista deste ano. A colocação representa um salto significativo, considerando que no ano passado sua colocação foi o 76° lugar como parte da lista estendida do concurso mundial. O restaurante fica em Botafogo e serve menus-degustação com base em vegetais, frutos do mar e peixes.
Um único representante dos Estados Unidos entrou no ranking dos 50 melhores do mundo, na sétima posição. O Atomix, de inspiração coreana, trabalha com menu fixo de 12 pratos, sob o comando do chef Junghyun ‘JP’ Park e de sua esposa Ellia Park. O endereço entra na lista como o Melhor Restaurante da América do Norte em 2024.
Europa na liderança
O título de melhor restaurante do mundo em 2024 ficou com o Disfrutar, em Barcelona, dos chefs Oriol Castro, Eduard Xatruch and Mateu Casañas. Segundo a publicação, o restaurante aberto em 2014 é um dos mais experimentais do planeta.
Em segundo lugar está outro espanhol, o Asador Etxebarri, localizado na pequena cidade de Atxondo, descrito pelo ranking como um destino por si só. Fechando o pódio aparece o Table by Bruno Verjus, de Paris, liderado pelo chef Bruno Verjus.
A lista The World’s 50 Best Restaurants 2024 é votada por 1.080 especialistas internacionais do setor de restaurantes que já percorreram o mundo e que compõem a The World’s 50 Best Restaurants Academy. A academia tem equilíbrio de gênero e abrange 27 regiões distintas. Nenhum patrocinador do evento tem acesso ao processo de votação.
Para conferir a lista completa, acesse theworlds50best.com.