Antonio Tozzi Esportes

Brasil somente empata com a Venezuela na 11ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo

Raphinha foi o autor do gol de empate no primeiro tempo com uma bela cobrança de falta no final do primeiro tempo. Aliás, vale destacar que a Seleção Brasileira fez um bom primeiro tempo e obrigou o goleiro Romo a fazer boas defesas, mas perdeu a chance de vencer a partida depois de Vini Jr. bater muito mal o pênalti sofrido por ele mesmo.

Tudo indicava que o Brasil venceria a partida. No entanto, no recomeço do segundo tempo o atacante Segovia desferiu um chute forte da entrada da área depois de receber um passe excelente de Savarino, o craque do Botafogo que fez um bom jogo, confirmando sua boa fase.

O gol de empate dos venezuelanos causou um certo descontrole na Seleção Brasileira e a Venezuela se assanhou. Porém, em um lançamento longo, Vinicius Jr. ganhou do zagueiro na velocidade e foi derrubado pelo arqueiro Romo dentro da área.

O próprio Vini bate a penalidade máxima, mas Romo fez a defesa. A bola voltou no pé de Vini que não teve a capacidade de empurrar a bola para dentro do gol. 

A partir daí, a partida ganhou em intensidade com as duas equipes procurando vencer a jogo e criando oportunidades. No final, o técnico Dorival Junior tirou o centro-avante Igor Jesus, que não jogou bem, e colocou Luiz Henrique. O time começou a pressionar mais o time local ficou com um a menos depois da expulsão de  um zagueiro venezuelano. Depois, o treinador brasileiro foi empilhando atacantes, mas a ansiedade impediu que o Brasil conquistasse a vitória.

No fim do jogo, momento em que a seleção brasileira pressionava pelo segundo gol, o sistema de irrigação do gramado do Monumental simplesmente foi acionado, e os enormes jatos d’água obrigaram o árbitro a paralisar a partida por alguns minutos.

Com o resultado, o Brasil perdeu a oportunidade de colar nos líderes das Eliminatórias, que são Colômbia e Argentina. A Seleção chegou aos 17 pontos e por assumiu a terceira posição. A Venezuela, com 12 pontos, está em sétimo.

O próximo compromisso da Seleção Brasileira será na terça-feira, 19 de novembro, em Salvador, diante do Uruguai.


Calendário 2025: Campeonato Brasileiro terá 10 meses e terminará dia 21 de dezembro

Bola da Série A que será usada no Campeonato Brasileiro de 2025 (Foto: Joilson Marconne/CBF)
Bola da Série A que será usada no Campeonato Brasileiro de 2025 (Foto: Joilson Marconne/CBF)

A CBF divulgou na terça-feira (12) o calendário do futebol masculino profissional para 2025, que prevê a antecipação da abertura da Série A do Campeonato Brasileiro para março. Pela primeira vez na história, a principal competição do futebol nacional será disputada ao longo de dez meses. A abertura será no dia 29 de março e terminará no dia 21 de dezembro.

Para evitar conflitos com o Mundial de Clubes da Fifa, que vai acontecer de 15 de junho a 13 de julho, o Brasileirão será paralisado neste período. Flamengo, Fluminense, Palmeiras já estão classificados. O campeão da Libertadores de 2024 (Atlético-MG ou Botafogo) garante também vaga na competição.

Os campeonatos estaduais foram também antecipados e têm previsão de abertura para o dia 12 de janeiro e final para o dia 26 de março.

Datas Fifas preservadas

Pela terceira vez na história, iniciativa adotada no início da gestão atual, o Brasileirão sofrerá paralisações em todos os períodos de Data FIFA previstos para o próximo ano.

“Conseguimos com muito diálogo fazer um calendário melhor para clubes, federações, atletas, dirigentes e fãs do futebol brasileiro. Dialogamos exaustivamente com as Federações e a Comissão Nacional de Clubes e contamos com o apoio dessas instituições para avançarmos. O Brasileiro vai durar dez meses, acrescentamos a paralisação do campeonato durante o Mundial de Clubes da Fifa e ainda conseguimos manter as Datas Fifas sem jogos no calendário brasileiro”, anunciou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Outra novidade será as semifinais da Copa do Brasil, que também serão disputadas nos finais de semana, assim com as finais. A medida tem como objetivo tornar a decisão da competição ainda mais atraente, facilitando a promoção das partidas e o acesso dos torcedores aos jogos.

O documento foi enviado pela Diretoria de Competições da entidade a federações e clubes do futebol brasileiro.

Confira os Ajustes no Calendário 2025

O planejamento de 2025 mantém os formatos competitivos de 2024 e respeita as seguintes premissas:

• Manutenção de todos os formatos de competições observados em 2024;

• Preservação das datas FIFA destinadas a competições de seleções;

• Preservação majoritária das datas do Mundial de Clubes de 2025;

• Manutenção do período de recesso de 30 dias após a temporada de 2024;

• Manutenção do período de pré-temporada de 14 dias antes da temporada de 2025;

• Criação de recesso de 15 dias no meio da temporada de 2025 para equipes da Série A – Considerando o Mundial de Clubes da FIFA;

• Criação de intertemporada de 14 dias no meio da temporada de 2025 para equipes da Série A – Considerando o Mundial de Clubes e possibilitando equipes brasileiras a realizar treinamentos e amistosos no exterior.

Veja o calendário das competições

– Campeonatos Estaduais: 12/01 a 26/03 (16 datas)

– Pré-Temporada de 2025 08/01 a 21/01 1

– Primeira Janela de Registros de Atletas Profissionais 03/01 a 28/02

– Segunda janela de Registros de Atletas Profissionais 02/06 a 10/06

– Terceira janela de Registros de Atletas Profissionais 10/07 a 02/09

Confira as datas das competições nacionais da CBF em 2025:

– Supercopa do Brasil: 02/02 (01 data)

– Copa do Brasil: 19/02 a 09/11 (14 datas)

– Série A: 29/03 a 21/12 (38 datas)

– Série B: 05/04 a 22/11 (38 datas)

– Série C: 13/4 a 26/10 (27 datas)

– Série D: 13/04 a 28/09 (24 datas)

Início do Recesso 2025/26 (Série A): 22/12/2025 (15 datas)

Datas das competições sul-americanas:

– CONMEBOL Libertadores: 05/02 a 29/11 (19 datas)

– CONMEBOL Sul-Americana: 05/03 a 22/11 (15 datas)

– CONMEBOL Recopa: 19/02 e 26/02 (02 datas)

Mundial de Clubes da Fifa

– Mundial de Clubes da Fifa – 15/06 a 13/07


Finalistas da Libertadores são indicados ao prêmio de melhor time do mundo

Equipes indicadas ao prêmio de melhor clube do mundo (Foto: Globe Soccer Awards)
Equipes indicadas ao prêmio de melhor clube do mundo (Foto: Globe Soccer Awards)

A Globe Soccer Awards divulgou, na quinta-feira (15), os indicados ao prêmio de melhor time do mundo. Entre os dez finalistas estão os brasileiros Atlético-MG e Botafogo, finalistas da Libertadores. Além deles, outras oito equipes também estão na disputa, como o Real Madrid, a Atalanta e Olympiacos, campeões de Champions League, Liga Europa e Liga Conferência, respectivamente.

As votações já foram iniciadas no site da Globe Soccer Awards. Atlético-MG e Botafogo são os únicos representantes do Brasil e da América do Sul. As duas equipes disputam a final da Libertadores no dia 30 de novembro.

Al Ahly (Egito), Al-Ain (Emirados Árabes Unidos), Atalanta (Itália), Bayer Leverkusen (Alemanha), Inter de Milão (Itália), Manchester City (Inglaterra), Olympiacos (Grécia), PSG (França), Real Madrid (Espanha) e Sporting (Portugal) são os outros indicados.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo