Uma projeção do Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME), ligado a Universidade de Washington, estima que o Brasil pode alcançar a marca de 562,8 mil mortes em decorrência da covid-19 até 1º de julho.
Segundo o IHME, abril pode ser o mês mais mortal da pandemia, com quase 100 mil óbitos, sendo que o pico de fatalidades deve ocorrer no dia 24, quando calcula-se que mais de 4 mil pessoas perderão a vida em 24 horas. O pior mês até agora, foi março, com 66,8 mil mortes.
De acordo com o instituto que integra o departamento de medicina da universidade, na melhor das hipóteses, o Brasil encerra abril com 418,9 mil mortes e na pior com 422 mil. A diferença ocorre, sobretudo, a médio prazo, podendo o país poupar 88 mil vidas caso 95% da população use a máscara corretamente e cumpra a quarentena.
A campanha de imunização contra a covid-19 no Brasil, segundo levantamento do consórcio dos veículos de imprensa do país, já vacinou cerca de 19,2 milhões de pessoas com pelo menos a primeira dose, o equivalente a apenas 9% da população brasileira.
O estudo na íntegra pode ser acessado aqui