Os governos do Brasil e do Japão assinaram um acordo de reciprocidade e turistas brasileiros e japoneses não vão mais precisar de vistos para viagens de até 90 dias a esses países. Segundo o Itamaray, a isenção terá validade inicial de três anos e começa a vigorar no dia 30 de setembro.
A partir de 1 de outubro, começa a ser exigido o visto de turista para viajantes dos Estados Unidos, Canadá e Austrália. O Japão, graças a esse acordo, fica de fora da exigência. O governo brasileiro publicou um decreto no início deste ano anunciando o retorno da exigência, alegando falta de reciprocidade.
“O entendimento decorre do anúncio do Primeiro-Ministro Fumio Kishida, por ocasião da visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão em maio passado, no sentido de estender isenção de visto de visita a brasileiros, o que permitiu ao governo brasileiro adotar a mesma medida para cidadãos japoneses, em consonância com o padrão da política migratória brasileira, alicerçada nos princípios da reciprocidade e da igualdade de tratamento entre os Estados. A anunciada isenção contribuirá para o aprofundamento do intercâmbio humano e das relações entre os dois países no ano em que se comemoram os 115 anos da imigração japonesa no Brasil”, disse o Itamaraty em nota.
O AcheiUSA entrou em contato com o Consulado-Geral do Brasil em Miami para saber como será feita a solicitação de vistos brasileiros para americanos, mas o consulado informou que ainda não tem esta informação.