Histórico

Brasil diz que espionagem dos EUA é episódio “superado”

Comentário foi feito pelo ministro de Comunicação Social, Edinho Silva, após revelação de que espionagem americana sobre governo Dilma foi mais extensa do que se sabia


Ministro de Comunicação Social Edinho Silva

DA REDAÇÃO (com Época) – O ministro de Comunicação Social, Edinho Silva, afirmou que o episódio da espionagem norte-americana está “superado” para o governo. As informações são da revista Época. No sábado (4), o site WikiLeaks divulgou uma lista com 29 números de telefone de autoridades e assessores do governo brasileiro que foram alvo de espionagem da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (a NSA) no início do mandato da presidente brasileira.

A relação, classificada como ultrassecreta, inclui, além de números da sala da presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto e do avião dela, contatos de integrantes do alto escalão do governo. Também foram espionadas pessoas próximas a Dilma, como secretários e assessores.

De acordo com o G1, Edinho Silva conversou com Dilma na manhã deste sábado e, segundo ele, a avaliação do governo é de que as informações são relacionadas a fatos antigos. “O próprio governo americano reconheceu internacionalmente o erro e assumiu compromisso de mudança de prática. Para o governo `brasileiro`, está superado”, afirmou.

Em 2013, Edward Snowden, ex-consultor de informática da agência, já havia feito denúncias de que a NSA espionou autoridades brasileiras, além de empresas estatais. A questão gerou desconforto entre os países e fez com que Dilma adiasse visita aos Estados Unidos. A divulgação da nova lista foi feita logo após a viagem da presidente ao país. Em entrevista à imprensa, ela avaliou que a ida aos Estados Unidos foi extremamente produtiva e que a relação do país com o Brasil está agora em um novo patamar de possibilidades.

De acordo com a Agência Brasil, o Ministério das Relações Exteriores está analisando as informações. A Embaixada dos Estados Unidos não se pronunciou.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version