A Receita Federal brasileira começou a emitir nesta terça-feira (3) o Novo Passaporte Brasileiro (NPB). Segundo o governo, o novo modelo visa aprimorar e modernizar os elementos de segurança do documento de viagem. No exterior, o novo passaporte começará a ser expedido em embaixadas e consulados do Brasil apenas em 2024. Haverá um período de transição onde os dois modelos serão aceitos. Os passaportes expedidos no modelo antigo continuam válidos até a data de validade do documento.
Produzido com mais tecnologia antifraude, o NPB tem imagens que só podem ser vistas com luz ultravioleta. Anteriormente, apenas o número da página variava sob iluminação especial, agora são sete composições distintas. Também houve um aumento de quantidade de marcas d’água, passando de 9 para 13 ilustrações. Também foram acrescentadas uma imagem de sombra do cidadão e uma foto formada pelos dados biométricos do portador. Todas as informações são protegidas por um laminado de segurança.
Com o objetivo de homenagear todas as regiões do Brasil por meio de ícones representativos dos biomas e da cultura de cada local, o passaporte carrega figuras que representam a flora e a fauna brasileiras em várias de suas páginas. A capa do documento tem uma nova estilização da bandeira nacional.
O governo brasileiro afirmou que não haverá alteração nos valores de emissão, que continuará custando R$ 275,25 na versão convencional. O prazo de validade será de 10 anos.
A última grande atualização no documento tinha acontecido em 2015.