Antonio Tozzi Esportes

Botafogo está a dois passos do paraíso

Fogão vence o Palmeiras por 3 a 1 pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, com gols de Gregore, Savarino e Adryelson, enquanto Richard Rios descontou para o Verdão (Foto: Assessoria de Comunicação/Botafogo FR)
Fogão vence o Palmeiras por 3 a 1 pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, com gols de Gregore, Savarino e Adryelson, enquanto Richard Rios descontou para o Verdão (Foto: Assessoria de Comunicação/Botafogo FR)

Era um jogo decisivo para os dois maiores postulantes ao título de campeão brasileiro de 2024. O Palmeiras está em busca do inédito tricampeonato brasileiro, enquanto o Botafogo tenta quebrar um jejum de 29 anos sem gritar “É campeão!”.

A noite de 26 de novembro de 2024 pode ficar marcada nos corações e mentes dos botafoguenses e palmeirenses. Se o clube carioca quebrar o jejum e se tornar o novo vencedor do futebol brasileiro, a torcida do Glorioso ficará em êxtase. Caso o clube paulista consiga a reviravolta, a derrota ficará apagada.

O êxtase do time da Estrela Solitária pode ser ainda potencializado, caso o Alvinegro carioca derrote o Atlético-MG na final da Copa Libertadores da América, que será disputada no sábado, 30 de novembro, no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. Além de ganhar pela primeira vez em sua história a principal competição de futebol do continente, o Botafogo conquistará o direito de disputar o Mundial de Clubes nesta edição e, melhor ainda, garantirá vaga para jogar o Super Mundial de Clubes, programado para os meses de junho e julho de 2025 aqui nos Estados Unidos, juntando-se a Palmeiras, Flamengo e Fluminense –  aliás, o Brasil é o país com maior número de representantes neste torneio.

Entretanto, a tarefa não será fácil. Do outro lado, estará o Galo, que vai em busca da conquista de sua segunda Copa Libertadores da América. Embora o time carioca seja favorito, não se pode desprezar um time que reúne craques como Hulk, Paulinho, Gustavo Scarpa, Everson , entre outros. E o Alvinegro das Alterosas deseja vencer este torneio para compensar a frustração de ter perdido as finais da Copa do Brasil para o Flamengo. Assim, como seu rival, a vitória colocará o Galo nos dois torneios mundiais organizados pela Fifa.

Apesar da boa vantagem obtida com a vitória sobre o Palmeiras por 3 a 1, em pleno Allianz  Parque (este ano, o Botafogo venceu três dos quatro jogos contra o Palmeiras e empatou o outro), o Fogão ainda não pode comemorar o título de campeão brasileiro.

Depois de jogar a final da Libertadores, o Glorioso enfrentará o Internacional em Porto Alegre. O clube gaúcho é o melhor time do segundo turno e ainda briga pelo título. Se derrotar o Flamengo no Maracanã no final da semana, o Colorado chegará a 68 pontos. Caso vença o Fla e o Botafogo no Beira-Rio, na quarta-feira (4), ultrapassará o próprio rival e torcerá para o rival não vencer o São Paulo na última rodada, além de torcer para o Palmeiras tropeçar em um dos dois compromissos que lhe restam, contra Cruzeiro fora e Fluminense em casa.

O Verdão, por sua vez, precisa torcer por uma derrota do Botafogo para o Internacional em Porto Alegre e bater o Cruzeiro em Belo Horizonte. Neste caso, o Palmeiras ficaria com uma vitória a mais. Portanto, se os dois vencerem seus adversários na última rodada, o Alviverde paulista conquistaria o tricampeonato.

O empate em Fortaleza entre o Leão do Pici e o Flamengo afastou de vez o Rubro-Negro pela briga do título, mas manteve as esperanças do clube cearense. A exemplo do Inter, o Fortaleza precisa vencer seus três jogos e torcer pelos insucesso de Botafogo e Palmeiras para se tornar campeão brasileiro pela primeira vez em sua história. Detalhe importante é o fato de a última rodada reservar um confronto entre Fortaleza e Internacional no Castelão.

Mas, segundo o Espião Estatístico do ge, as probabilidades de conquista de título aumentaram bastante para o Botafogo, que possui 75,79% de chances contra 22,79% do Palmeiras, 1,04% do Internacional e 0,38% do Fortaleza.

A rodada serviu também para definir mais uma equipe rebaixada para a Série B. Mesmo sem ter jogado, a vitória do Juventude sobre o Atlético-MG em Belo Horizonte e o empate entre Fluminense e Criciúma no Rio de Janeiro acabaram com as chances do Cuiabá, que se tornou o segundo time a ser rebaixado, seguindo o caminho do Atlético-GO. Outras seis equipes ainda correm risco de se juntar a essas duas: Red Bull Bragantino, Criciúma, Fluminense, Juventude, Grêmio e Athletico-PR.

Novos integrantes da Série A

O final de semana serviu para determinar os novos integrantes da Série A em 2025. O Santos FC já havia conquistado o título antecipadamente, mas foi batido na Ilha do Retiro pelo Sport por 2 a 1, que voltou à elite do futebol brasileiro. Apesar de ter atingido seu objetivo – ter retornado à Série A e conquistado o título -, o Santos não empolgou sua torcida, com atuações decepcionantes e se tornou o campeão da Série B com o pior aproveitamento na era dos pontos corridos: apenas 68 pontos, superando o Coritiba de 2007 que chegou a 69 pontos. Para confirmar o fato, a diretoria santista demitiu o técnico Fabio Carille, que comandou o time na Série B.

O Mirassol, do interior paulista, venceu a Chapecoense por 1 a 0 e disputará pela primeira vez a Série A.

O outro classificado foi o Ceará, do artilheiro do camponato Erick Pulga, com 13 gols. Mesmo tendo ficado no empate de 0 a 0 com o Guarani em Campinas, o clube cearense foi beneficiado pela derrota do Novorizontino para o Goiás por 1 a 0. Deste modo, o clube de Novo Horizonte, mesmo tendo feito boa campanha, amargou a dor de não ter atingido seu objetivo.

Os clubes rebaixados para a Série C foram Brusque e três paulistas: Ituano e os dois de Campinas, Ponte Preta e Guarani, sendo que o Bugre terminou na lanterna da Série B, com apenas 33 pontos conquistados em 38 rodadas.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo