Estados Unidos

Borboleta monarca poderá em breve ser designada como espécie ameaçada de acordo com a nova proposta dos EUA

A população migratória oriental da borboleta sofreu um declínio de aproximadamente 80% desde a década de 1980. Durante o mesmo período, a população migratória do oeste diminuiu em mais de 95%

O U.S. Fish and Wildlife Service diz que há mais de 99% de chance de extinção da população migratória ocidental da borboleta monarca até 2080 (Foto: Bernard Spragg/Flickr)
O U.S. Fish and Wildlife Service diz que há mais de 99% de chance de extinção da população migratória ocidental da borboleta monarca até 2080 (Foto: Bernard Spragg/Flickr)

O U.S. Fish and Wildlife Service (Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA) anunciou na terça-feira (10) uma proposta que listaria a borboleta monarca migratória como ameaçada de acordo com a Lei de Espécies Ameaçadas.

Em um comunicado à imprensa emitido pelo serviço, as autoridades da vida selvagem disseram que a opinião pública está sendo solicitada até 12 de março, quando o Serviço de Pesca e Vida Selvagem tomará uma decisão final sobre a classificação da espécie como ameaçada.

“A icônica borboleta monarca é apreciada em toda a América do Norte, cativando crianças e adultos durante todo o seu fascinante ciclo de vida. Apesar de sua fragilidade, ela é extraordinariamente resistente, como muitas coisas na natureza, quando damos a elas uma chance”, disse a diretora do U.S. Fish and Wildlife Service, Martha Williams.

De acordo com o comunicado, a população migratória oriental da borboleta sofreu um declínio de aproximadamente 80% desde a década de 1980. Durante o mesmo período, a população migratória do oeste diminuiu em mais de 95%.

O serviço diz que há mais de 99% de chance de extinção da população migratória ocidental até 2080.

Especialista diz que a designação poderia ajudar no declínio “constante e preocupante” da população

A designação da borboleta monarca migratória como ameaçada permitiria mais esforços de conservação para evitar sua extinção.

A Dra. Rebeca Quiñonez-Piñón, estrategista de recuperação de monarcas e diretora de habitats resistentes ao clima da National Wildlife Federation (Federação Nacional de Vida Selvagem), disse que a designação permitiria mais esforços de conservação.

“Essa determinação dará nova vida aos nossos esforços de conservação e confirma o que a comunidade científica tem documentado há quase três décadas, um declínio constante e preocupante das populações da espécie”, disse ela em um comunicado da NWF.

Embora a borboleta não tenha sido adicionada à lista de animais selvagens ameaçados, o serviço disse que as pessoas podem ajudar em sua conservação.

“Todos podem desempenhar um papel na salvação da borboleta monarca. Devido ao uso geral do habitat e à ampla distribuição da espécie, todos os setores da sociedade têm a oportunidade de participar de uma ampla gama de esforços de conservação em toda a área de atuação da borboleta”, disse o serviço.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version