Líder máximo da religião católica irá ao país sul-americano no domingo (5); folha de coca, matéria-prima da cocaína, é usada para amenizar efeitos da altitude local
DA REDAÇÃO (com Folha de S.Paulo) – Os bolivianos ofereceram e o Vaticano não se opôs. O papa Francisco, que chega à América do Sul no domingo (5), deverá ser convidado a mascar folhas de coca durante sua passagem pela Bolívia.
O ministro da cultura boliviano Marko Machicao disse que ofereceu ao pontífice um chá da planta, para aliviar os efeitos da altitude. La Paz, a capital boliviana onde Francisco chegará na próxima quarta (8), fica a 3.500 metros de altitude. Mas o papa teria preferido mastigá-la, como fazem os bolivianos. “Ele nos pediu especificamente para mascar coca”, disse Machicao à imprensa oficial boliviana.
Na terça (30), o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, disse que não lhe surpreenderia que Francisco mastigasse folhas de coca. “O papa atuará como acredita que seja oportuno. Me parece que se trata de um costume popular para a altitude. `Francisco` não me confirmou nem negou `se mastigará as folhas de coca`”, disse o porta-voz. “É como o mate argentino, o qual `Francisco` costuma aceitar se lhe oferecem na Praça São Pedro. É um costume local e vocês sabem que o papa gosta de compartilhar dos costumes locais”, acrescentou.
A planta é matéria-prima para a cocaína. Mastigar as folhas, porém, é um costume antigo das comunidades andinas contra os efeitos da altitude e também como um leve estimulante.
Francisco visitará o Equador, a Bolívia e o Paraguai na próxima semana. A viagem é especialmente esperada na Bolívia, que tenta usar a influência do pontífice em seu favor na disputa, contra o Chile, por um acesso soberano ao Oceano Pacífico.