O recado vem na véspera de uma reunião do presidente marcada com líderes dos dois partidos na Casa Branca. O encontro, o primeiro depois da reconquista do Senado pelos republicanos, servirá para discutir a agenda para o próximo ano.
Boehner e o provável novo líder do Senado, Mitch McConnell, começaram um esboço de agenda já na quinta-feira, mas o presidente da Casa queixou-se das declarações de Obama no dia anterior, de que agiria sozinho na questão imigratório antes do final do ano.
“Se ele agir unilateralmente, e for além da sua autoridade, vai envenenar o poço e acabam as chances de uma reforma imigratória avançar neste Congresso,” disse Boehner. Na quarta-feira, o presidente disse que ainda quer que o Congresso aprove uma legislação própria, que assinaria imediatamente, deixando de lado a opção das ordens executivas.
Os rumores são de que Obama vai suspender a deportação de milhões. Ao que Boehner comentou, “Quando você brinca com fósforos, corre o risco de se queimar, e o ele `o presidente` vai se queimar se prosseguir nesse caminho.”
O líder disse que a Câmara deve votar novamente na semana que vem para derrubar o Obamacare. Obama já declarou que vai usar o seu poder de veto se a Câmara aprovar uma moção que prejudique o programa.
A Câmara deve votar um novo líder (Speaker) na abertura do novo Congresso, em janeiro.