O presidente Joe Biden viajou nesta quarta-feira (9) ao Reino Unido em sua primeira viagem internacional como presidente dos Estados Unidos.
Acompanhado pela primeira-dama, Jill Biden, o presidente democrata comparecerá à reunião de cúpula do G7 na Cornualha, além de se encontrar com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e participar de outros compromissos oficiais.
A primeira escala acontecerá na Base Aérea de Mildenhall, leste do Reino Unido, onde Biden discursará para integrantes da Força Aérea americana.
Na quinta-feira (10) está prevista uma reunião com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson. No domingo, Biden visitará a rainha Elizabeth II no castelo de Windsor.
“Minha viagem à Europa é uma oportunidade para que os Estados Unidos mobilizem as democracias do mundo”, declarou Biden antes do embarque.
O presidente democrata também visitará Bruxelas, na Bélgica, e terá vários encontros bilaterais em uma viagem prevista para durar oito dias.
“Ele se prepara para isto há 50 anos”, afirmou sua porta-voz, Jen Psaki, em referência à longa carreira política do presidente de 78 anos, que foi eleito para o Senado pela primeira vez em 1972.
“Ele conhece alguns destes dirigentes, entre eles o presidente Putin, há décadas”, completou.
Encontro com Putin
A reunião com Vladimir Putin está prevista para 16 de junho em Genebra. Na pauta estão assuntos como Ucrânia, Belarus, o destino do opositor russo detido Alexei Navalny e os ciberataques, que vem sendo sofridos por grandes corporações americanas.
A segurança cibernética será “um assunto de nossa discussão”, afirmou Biden antes de iniciar a viagem. (Com informações da AP)