O governo Biden está planejando enviar um time de agentes de imigração ao Panamá para ajudar autoridades locais a processar imigrantes e evitar que eles cheguem até a fronteira dos EUA. As informações foram repassadas à CBS News por dois agentes que conhecem os planos.
O Departamento de Homeland Security (DHS) já teria selecionado um grupo de agentes experientes para ajudar a avaliar possíveis casos de asilo político. Segundo a CBS, assim que o acordo com o governo do Panamá for firmado, os imigrantes serão deportados de lá mesmo, antes de tentarem a travessia. A selva de Darién, no Panamá, é considerada um trecho estratégico – e extremamente perigoso – para aqueles que sonham em chegar aos Estados Unidos.
O plano do governo é ter oficiais de várias agências ligadas ao US Citizenship and Immigration Services e do Border Patrol atuando no Panamá.
Milhares de imigrantes, entre eles mulheres e crianças, atravessaram a floresta de Darién no Panamá a pé em 2023. A floresta liga a América do Sul ao Panamá e é considerada uma das mais perigosas do mundo. A grande maioria dos estrangeiros que fazem essa travessia é da Venezuela.
“O objetivo do programa é reforçar a fiscalização no Panamá e ajudar a criar um programa mais robusto para repatriar estrangeiros”, disse o oficial à CBS.