A Casa Branca informou que o presidente Joe Biden está se preparando para assinar, nesta terça-feira (4), uma ordem executiva que limitaria os pedidos de asilo na fronteira entre os EUA e o México. A medida deve permitir que os oficiais de imigração deportem rapidamente os migrantes que entram ilegalmente no país, sem processar seus pedidos de asilo, quando as travessias de fronteira ultrapassarem 2.500 pessoas. Segundo apurou a CBS News, a medida deve entrar em contato imediatamente após a assinatura.
O processamento de asilo nos portos de entrada da fronteira continuaria sob a ordem. Atualmente, a administração Biden está processando aproximadamente 1.500 migrantes nesses cruzamentos oficiais diariamente. Espera-se que crianças desacompanhadas sejam isentas da ordem. Em maio, a Patrulha de Fronteira registrou uma média de 3.800 apreensões de migrantes por dia, de acordo com dados da agência.
Nos últimos três anos, as apreensões de migrantes ao longo da fronteira sul atingiram níveis recordes, criando uma crise humanitária e um problema político para o governo Biden. As pesquisas indicam que a imigração se tornou uma das principais preocupações entre os eleitores americanos.
Nos últimos meses, no entanto, as travessias ilegais de fronteira caíram drasticamente. Em maio, a Patrulha de Fronteira registrou aproximadamente 118 mil apreensões de migrantes entre os portos de entrada ao longo da fronteira sul, a terceira queda mensal consecutiva, de acordo com estatísticas da agência. Em março e abril, a Patrulha de Fronteira registrou 129 mil e 137 mil apreensões, respectivamente, mostram os números públicos.
Autoridades americanas atribuíram a queda acentuada nas chegadas de migrantes a uma repressão agressiva aos migrantes com destino aos EUA pelas autoridades mexicanas e ao aumento das deportações pelo governo Biden.
*Fonte: AP e CBS News