O governo pretende destinar $100 bilhões do pacote de gastos de $1.85 trilhão em políticas imigratórias. Segundo informações da Casa Branca, a ideia é reformar um “sistema imigratório falido”. O orçamento de Biden ainda não foi aprovado.
“Queremos incluir $100 bilhões para reformar um sistema imigratório quebrado e que seja consistente com as regras do Senado. Nossa ideia é agilizar o processamento de vistos e green cards, que estão atrasados devido à pandemia. Além disso, queremos fornecer serviços legais a quem precisa e vamos reformular o sistema de asilo para que seja mais eficiente e humano”, informou a Casa Branca.
A nova proposta beneficiaria cerca de 7 milhões de imigrantes indocumentados. Duas propostas para inclusão da imigração no pacote de reconciliação de Biden já foram rejeitadas pelo Senado.
O deputado Raul Ruiz, do Partido Democrata, disse que a utilização de recursos para a reforma imigratória “ainda está sendo discutida”. “Essas iniciativas do governo vão melhorar a vida da comunidade imigrante que vive nos EUA”.
O restante do dinheiro seria usado na criação de creches gratuitas, investimentos em energia limpa e ampliação do acesso a planos de saúde. (Com informações do The Hill)