O presidente Joe Biden pediu na quarta-feira (22) ao Congresso que suspenda por três meses a cobrança de impostos federais da gasolina e do diesel, numa tentativa de reduzir o preço dos combustíveis, que alcançaram patamar recorde este mês.
Em comunicado, a Casa Branca informou que a proposta solicitará a retirada da taxação em $0,18 por galão de gasolina e de $0,24 por galão de diesel. A manobra deve diminuir os preços nas bombas, que passam por uma alta histórica.
Pela primeira vez o País registrou a média da gasolina acima de $5 por galão, na última semana. O alto preço é resultado da invasão da Ucrânia pela Rússia no início do ano, que fez o valor subir cerca de $2 por galão desde fevereiro. O aumento ajudou a pressionar a inflação do País, que atingiu o maior nível anual em 40 anos.
Biden quer que companhias de petróleo e refinarias ampliem a capacidade de produção, para conseguir mais oferta para o mercado. Ele pede também que os estados adotem isenções similares em seus tributos, para promover alívio direto aos consumidores.
Ele admite que a retirada temporária do imposto não será suficiente para compensar a alta nos custos, mas argumenta que o Congresso deve fazer o que for necessário para ajudar a diminuir os valores.