Estados Unidos Manchete

Biden participa de evento de campanha em Tampa, FL, e condena política de aborto do Estado

O aborto é uma das principais questões a serem discutidas na eleição de 2024

O presidente Joe Biden visitou Tampa, Flórida, nesta terça-feira (23) em evento de campanha realizado no campus da Hillborough Comunity College. Biden fez duras críticas a Donald Trump, seu adversário nas eleições para a presidência, que está em New York para uma audiência criminal na qual responde por infrações financeiras.

Biden criticou a lei que entra em vigor no dia 1 de maio na Flórida, que proíbe o aborto após seis semanas de gestação. “Vamos ser muito claros: há uma pessoa responsável por esse pesadelo”, disse Biden. “Ele se gaba disso. Donald Trump”, afirmou Biden a apoiadores. “Deveria ser um direito constitucional. Não se trata de direitos dos estados. Trata-se dos direitos das mulheres”.

Apesar da política das “seis semanas” entrar em vigor na semana que vem, a Suprema Corte do Estado decidiu que esta pergunta vai estar presente nas cédulas de votação em novembro. Os eleitores poderão decidir se o aborto será permitido até 24 semanas de gestação. Uma pesquisa recente da Emerson College apona que 40% dos eleitores são favoráveis a votar sim para a política de aborto das 24 semanas.

“Na semana que vem, uma das leis mais severas contra o aborto entra em vigor na Flórida. O aborto é banido após seis semanas de gravidez, muitas mulheres nem sabem que estão grávidas”, disse Biden.

O aborto é uma das principais questões a serem discutidas na eleição de 2024. Os democratas acreditam que restrições severas com as da Flórida e do Arizona, que manteve uma proibição do aborto de 160 anos atrás neste mês, levarão os eleitores a apoiarem Biden. Eleitores norte-americanos rejeitam esmagadoramente proibições rigorosas ao aborto, de acordo com pesquisas e iniciativas eleitorais estaduais.

Flórida como estado-chave

A Flórida tem 30 votos no Colégio Eleitoral e, durante muito tempo, foi um estado crucial cobiçado, mas os republicanos têm se distanciado dos democratas nos últimos anos. Trump venceu a Flórida em 2020 com 51,2% dos votos, contra 47,9% de Biden. Em 2022, o republicano Ron DeSantis ganhou a eleição para governador de lavada, com 59,4% dos votos.

Uma compilação de pesquisas de opinião do FiveThirtyEight, um site de dados eleitorais, mostra Trump com uma vantagem significativa na Flórida. (Com informações da Fox e InfoMoney)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo