O presidente democrata Joe Biden e o ex-presidente Donald Trump, candidato republicano à Casa Branca, concordaram nesta quarta-feira (15) em realizar dois debates de campanha em junho e setembro — o primeiro em 27 de junho, organizado pela CNN — preparando o terreno para o confronto presidencial que pode levar um deles à eleição em novembro.
A concordância sobre o cronograma veio após o anúncio do democrata de que ele não participará dos debates presidenciais de outono patrocinados pela comissão apartidária que os organizou por mais de três décadas. A campanha de Biden propôs que os debates fossem organizados diretamente por veículos de mídia, com os candidatos democrata e republicano, com o primeiro a ser realizado no final de junho e o segundo em setembro, antes do início da votação antecipada. Trump, em uma postagem em sua rede social Truth Social, disse que estava “pronto e disposto a debater” com Biden nas datas propostas.
Horas depois, Biden aceitou um convite da CNN para um debate em 27 de junho, acrescentando: “Agora é com você, Donald. Como você disse: em qualquer lugar, a qualquer momento”. Trump disse à Fox News Digital que aceitou o convite: “Estarei lá”, disse ele à emissora.
Ainda assim, os dois lados parecem ter diferenças significativas em questões-chave sobre como organizar os debates, incluindo a concordância sobre moderadores e regras. A campanha de Biden propôs excluir candidatos de terceiros partidos, como Robert F. Kennedy Jr., dos debates. De acordo com as regras da comissão de debates, Kennedy ou outros candidatos de terceiros partidos poderiam se qualificar se obtivessem acesso suficiente às cédulas para reivindicar 270 votos eleitorais e obtivessem 15% ou mais em uma seleção de pesquisas nacionais.
A CNN anunciou que o debate será realizado em seus estúdios em Atlanta e que “nenhum público estaria presente”. A emissora afirmou que os moderadores e outros detalhes serão anunciados em breve. A rede deixou aberta a possibilidade de participação de Kennedy se ele ou qualquer outro candidato atender aos requisitos de pesquisas e acesso às cédulas semelhantes aos da comissão.
Na quarta-feira de manhã, Trump expressou seu desejo por uma grande audiência ao vivo. “Eu recomendaria fortemente mais de dois debates e, por razões de empolgação, um local muito grande, embora Biden supostamente tenha medo de multidões – Isso só porque ele não as atrai”, disse Trump.
Kennedy, em um comunicado, disse que “eles estão tentando me excluir do debate porque têm medo de que eu vença. Manter candidatos viáveis fora do palco do debate mina a democracia.”