O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse na segunda-feira (10), que pretende concorrer à reeleição em 2024, mas ainda não estava preparado para fazer este anúncio. A declaração foi durante entrevista ao programa “Today”, da NBC News. Caso o nome do atual presidente seja confirmado pelo Partido Democrata, os Estados Unidos podem repetir o cenário de 2020, com Biden e Trump — que se tornou réu em 34 acusações na semana passada– na corrida principal.
Fontes da Casa Branca confirmaram a decisão à NBC News, e disseram que estão agora tomando as últimas decisões para o início oficial da campanha de Biden, que deve concorrer novamente com a vice Kamala Harris.
Em janeiro deste ano, Biden completou dois anos no cargo, dando início à segunda metade do mandato com um índice de aprovação de apenas 40%. Ele tem 80 anos de idade e é o mais velho de todos os tempos a comandar a Casa Branca. Se for eleito para um segundo mandato, completaria 82 anos no dia da posse e terminaria seu mandato aos 86 anos.
Embora outros nomes do Partido dizem que não o desafiarão se ele concorrer, o mandatário tem enfrentado uma oposição cada vez maior de eleitores filiados que discordam com sua indicação para o próximo pleito. Entre os nomes que especula-se que poderia substituir o atual presidente, caso ele desista, estão o de Kamala Harris, e do governador da Califórnia, Gavin Nelson.