O presidente Joe Biden falou nesta segunda-feira (28) que os EUA não precisam temer uma guerra nuclear, mesmo após a Rússia colocar suas forças de dissuasão nuclear em alerta máximo após sofrer uma enxurrada de represálias ocidentais pela invasão à Ucrânia. A declaração de Biden foi dada quando questionado por uma repórter durante um evento de celebração do Mês da História Negra, na Casa Branca. “Os americanos deveriam se preocupar com a guerra nuclear?”, questionou a jornalista. “Não”, disse Biden.
De acordo com a agência de notícias Reuters, o Ministério da Defesa russo colocou o serviço sua equipe de combate nuclear em treinamento, seguindo uma ordem do presidente Vladimir Putin. Um funcionário da Casa Branca teria dito à Reuters que a Rússia e os EUA concordam que o uso de armas nucleares teria consequências devastadoras para o mundo. “Uma guerra nuclear não pode ser vencida e nunca deve ser travada”, disse a fonte.
Momentos após a declaração de Biden, a secretária de imprensa do governo, Jen Psaki, declarou que os EUA não veem motivo para alterar o alerta nuclear, mesmo após as supostas ameaças da Rússia . Ela, no entanto, fez um alerta. “Acreditamos que a retórica provocativa, como essa em relação a armas nucleares, é perigosa, aumenta um risco de um erro, e isso deve ser evitado”.