O presidente Joe Biden concedeu ao Papa Francisco a Medalha Presidencial da Liberdade com Distinção, a mais alta honraria civil dos EUA, anunciou a Casa Branca no sábado (11).
Biden, o segundo presidente católico do país, telefonou para o Papa Francisco para entregar-lhe a medalha. É a única vez que Biden concedeu esse prêmio específico durante seu mandato de quatro anos.
O papa e Biden estavam inicialmente programados para se encontrarem na próxima semana em Roma durante a última viagem do presidente para fora do país, mas a visita ao exterior foi cancelada por causa dos incêndios florestais de Los Angeles.
Em sua ligação com o papa, Biden “expressou seu profundo pesar por não ter podido visitar Roma e a Cidade do Vaticano”, disse a Casa Branca.
“Eles também discutiram os esforços para promover a paz em todo o mundo, incluindo o trabalho do Papa Francisco para aliviar o sofrimento das comunidades vulneráveis”, de acordo com a declaração da Casa Branca.
A citação para o prêmio descreve o chefe da Igreja Católica e o bispo de Roma, que vem da Argentina, como “o primeiro papa do Hemisfério Sul”. “O Papa Francisco é diferente de todos os que vieram antes. Acima de tudo, ele é o Papa do Povo – uma luz de fé, esperança e amor que brilha intensamente em todo o mundo”, diz o texto.